22/04/2011

Afinal, que profissional atrai o mercado e os headhunters?

Na Revista Você S/A Marcelo Cuellar ,administrador, pós-graduado em Recursos Humanos pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie em São Paulo, mas também músico com muitos cursos completos relacionados ao tema, como harmonia, improvisação, teoria musical, história da música entre outro,nos conta que profissional atrai o mercado e os headhunters*.


Boa Dica!!
       A maioria dos profissionais com quem converso me pergunta se existe uma “fórmula” de turbinar a carreira.É melhor fazer um MBA ou um Mestrado? É melhor fazer uma pós-graduação ou investir no inglês? É melhor espanhol como segunda língua ou partir para o chinês? Devo mesmo fazer uma segunda graduação e aproveitar o boom de engenharia do Brasil?

Saiba: a fórmula do sucesso existe sim, mas ela é única para cada pessoa.
O que chama a atenção dos headhunters e o que o mercado valoriza em um profissional é sua capacidade de gerar resultados para a organização.
E nos processos seletivos, o que se busca nos profissionais são as “provas” de que ele pode gerar estes resultados para a organização.
Pensando assim, a decisão entre estudar espanhol ou chinês – por exemplo – dependerá de qual idioma auxiliará você a gerar mais resultados.
O mesmo vale para um MBA; tirar a certificação e colocá-la no Currículo não fará sua empregabilidade aumentar sozinha. O que fará você mais valioso para o mercado é aprender com o curso de MBA e aprimorar sua capacidade de geração de resultados.Se isto acontecer, aí sim seu valor para o mercado será maior.
Por isto a fórmula de sucesso é única. Alguns profissionais se aprimoram com cursos de pós-graduação e MBA, outros com expatriação; uns aprendem melhor sozinhos, outros com um gestor próximo que os ensine passo a passo.
Por isto, o ideal é você estabelecer qual seu futuro profissional (mesmo que não seja uma definição perfeitamente traçada e definida), verificar o que falta para você chegar lá e desenhar um plano de desenvolvimento para aprender o que falta.
Parece simples, mas não é. Acredito que o maior “dificultador” é você conhecer a si mesmo. Por isto não existe a carreira do futuro nem o segredo de sucesso profissional. Se um profissional é excelente com números e gosta desde cedo a fazer transações no mercado financeiro, não adianta ele migrar para uma profissão técnica ligada ao mercado de Óleo e Gás só porque este mercado está aquecido hoje e tem boas perspectivas futuras. Ele provavelmente não irá se dar bem e não aproveitará o crescimento do mercado.
É simples: se não “for a sua praia” e você não gostar do que você faz, o mercado pode até estar aquecido, mas você não aproveitará este sucesso.
Assim, estudar chinês pode ser uma excelente aposta em um mercado que vai crescer muito; mas se você em sua área de atuação a geração de resultados não está ligada à utilização deste idioma, então estudar chinês pode ser mais um investimento cultural do que profissional.
Você ainda poderá se perguntar se tudo no mundo gira em torno do resultado. Eu lhe direi: SIM. Até porque quando digo resultados não me refiro exclusivamente a resultados profissionais.
Resultados podem ser aumento de vendas, retenção de profissionais, fama, credibilidade, lucratividade, presença geográfica, imagem ou até outros resultados que para alguns podem não significar nada, mas que para outros não tem preço.Quais resultados você quer atingir?
BOA SORTE!!

O que é isso?

* Headhunter ou caça-talentos é uma pessoa ou um grupo de pessoas ou empresas especializadas na procura de profissionais talentosos ou gestores de topo. A remuneração de um headhunter é geralmente uma percentagem do salário anual inicial do indivíduo recrutado. A sua participação nos processos de recrutamento pode ser importante quer para o candidato, quer para a empresa recrutadora, pela análise e identificação concreta das necessidades desta última.

Retirado do site:http://vocesa.abril.com.br/blog/marcelo-cuellar/?tag=headhunter

Nenhum comentário: