"A principal riqueza de um país...É cada vez mais evidente a percepção de que o futuro passa pela educação,Afinal,seu aprimoramento é fundamental para possibilitar a construção de um mundo sustentável,em que os desenvolvimentos econômico,social e ambiental sejam simultâneos e garantam melhores condições de vida ás atuais e futuras gerações."
Cenário: Crescem matrículas nos ensinos infantil e profissionalizante;
Escolas:Metodologia deve pautar a decisão dos pais na escolha da instituição;
As principais linhas pedagógicas:
Tradicional:Baseada no aprendizado e na transmissão da informação.Escolas tradicionais estão mais preocupadas em transmitir conteúdo,e o sistema de avaliação procura aferir a quantidade de informação absorvida pelo aluno.
Construtivista:Defende que a criança deve buscar soluções próprias e,a partir daí,construir o conhecimento.Nessas instituições,o professor não é um puro transmissor de cultura,mas sim um incentivador de sua busca.
Montessori:Linha norteada por três princípios:educação como ciência,para a humanização e autoeducação.A criança deve desenvolver sozinha seu potencial.Algumas adotam a autoprogressão e não agrupam os alunos por séries.
Waldorf: Baseia-se no desenvolvimento humano,que ocorreria por ciclos.Assim,prega o desenvolvimento global,harmonioso e interligado ás esferas físicas,emocional e espiritual da criança.
Professores:Novo Plano Nacional de Educação busca reverter a queda no número de profissionais,cria expectativas,mas também deixa claros os déficits existentes no país.
Superior:Matrículas em cursos de graduação saltam 66% entre 2003 e 2009,destacando a educação á distância.
Idiomas:Requisito para ascender na carreira;dominar outros idiomas ajuda o profissional a conquistar posição de destaque,estudo realizado pela escola Cidade jardim PlayPen,de S.Paulo,revela o crescimento de 24% no número de país que procuram escolas bilíngues para seus filhos entre 2007 e 2009.
Incremento do salário de quem domina o idioma inglês pode ser de até 20%,de acordo com pesquisas feitas por empresas de RH.
Quem quiser saber mais sobre ,é só acessar o site da folha.
Um Ótimo dia!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário