21/03/2011

Definindo objetivos

Ao iniciar a busca por um novo emprego,o primeiro pensamento deve ser:o que quero fazer realmente?
O que vai me realizar pessoal e profissionalmente?Ter um foco e agir em busca de que se quer é o primeiro passo em busca do sucesso.Além disso,é fundamental encarar a busca de emprego como um projeto,com metas e prazos que devem ser respeitados.
A falta de foco e clareza nos objetivos profissionais pode trazer muitas dúvidas,insegurança e medo.Por outro lado,quem tem um objetivo profissional consegue direcionar a busca de emprego,estabelece um estilo preciso do própio currículo e de outras formas de comunicação e facilita o processo de seleção e priorização das listas de contatos e empresas-alvo.Mas como chegar até ai?Simples:basta se conhecer.A dica é de Egberto Prado Lopes Bastos,diretor da MTB Assessoria Organizacional.Ele explica que "você precisa saber o que quer e aonde quer chegar para fazer um planejamento das ações futuras".Pergunte-se:Quanto distante estou da minha meta?O que as pessoas que estão no cargo que eu almejo têm que eu não possuo?Que cursos e competências preciso adquirir para chegart lá?
"Atirar para todos os lados não adianta.A melhor coisa é traçar um objetivo e esforçar-se para cumpri-lo.Se você não gosta de trabalhar em equipe,não tem por que forçar uma situação e ocupar uma posição onde esta característica é fundamental".
Não cometa o erro primário de chegar a uma empresa querendo fazer "qualquer coisa",muitos candidatos ao abordarem uma empresa na expectativa de encontrar uma vaga,diminuem a possibilidade de contratação por não terem definido claramente seus objetivos.
Atualmente as empresas desejam ter em seus quadros profissionais,pessoas bem resolvidas que possuam visão definida de sua carreira e potencial.Tais pessoas são enquadradas no grupo dos solucionadores de problemas,os quais enfrentam as situações de frente e buscam várias maneiras de resolvê-las.
Definidos os seus objetivos,ou seja,você já sabe o que quer fazer,já conhece suas metas,chegou a hora de pensar se este é o melhor momento para buscá-las.

Nenhum comentário: