15/09/2011

A melhor para você

REVISTA VOCÊ S/A -Começar na empresa certa acelera a carreira e evita frustrações. Saiba como fazer a melhor escolha

Não são raros, hoje, os casos de profissionais abaixo dos 30 anos que já tiveram mais de cinco empregos. Dos jovens entre 20 e 28 anos que responderam à pesquisa que deu origem a este guia, por exemplo, apenas 23% estão no primeiro emprego. "Fazer a escolha certa queima etapas, mantém o jovem motivado e evita desgastes", diz Sandra Cruz, consultora de carreira da BSP Career, de São Paulo. Contudo, a maioria dos jovens ainda aceita ofertas inadequadas ao seu perfil por pura ansiedade.

Pensando nisso, o Instituto Coppead, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, fez do planejamento de carreira uma disciplina do MBA em 2011. "Os alunos passam a ter consciência de suas habilidades, atitudes e do que os motiva", diz Ivania Morgado, assessora de desenvolvimento institucional da escola.

A base para uma escolha consistente é o autoconhecimento. O caso do administrador Rubem Simões Netto, de 25 anos, demonstra isso. Ele fez estágios em duas multinacionais de setores distintos: petroquímica e tecnologia. A experiência foi decisiva. "Entendi que me sentiria melhor numa empresa mais dinâmica", diz ele, que entrou como trainee no Santander, foi promovido a coordenador, mudou de área e hoje é analista sênior de produtos.

"Tenho amigos que levam um ano para entregar um projeto. Aqui tenho três meses para dar resultado", diz. Nas próximas páginas, você verá como é trabalhar numa das 30 empresas deste guia. Abaixo, algumas dicas para descobrir qual é a melhor para você.

1 Saiba quem você é
Antes de sair procurando emprego, reflita e entenda suas aptidões e principais motivações. O autoconhecimento é uma bússola. Pense no que há em comum nas escolhas que tem tomado: dinheiro, aprendizado, fazer parte de um grupo. São bons indicativos do que faz diferença para você. Experiência de estágios pode ajudar na análise.

2 Planeje no médio prazo
Pense sua carreira no médio prazo, incluindo habilidades a desenvolver e bens a conquistar. "Os ciclos de carreira hoje duram em média cinco anos", diz Tania Casado, professora da Fundação Instituto de Administração (FIA). Ajuste seus objetivos aos da empresa, sem delegar a ela seu futuro. Revise os planos a cada três anos.

3 Procure o semelhante
A melhor empresa nem sempre é a que tem uma marca forte ou paga o melhor salário. Antes disso, a cultura da companhia deve estar alinhada aos seus valores. Há quem precise de ambientes competitivos para se motivar. Outros preferem a colaboração. Por isso, estude o perfil da empresa pelo site ou conversando com os funcionários.

4 Aposte em um projeto
O resultado da empresa e do mercado em que ela atua são bons sinais das chances que oferece. Se desafios constantes são combustíveis para você, leve isso em conta na hora de decidir. Mas busque conhecer os planos de crescimento da companhia e em quais projetos suas habilidades seriam mais úteis. Isso evita frustração!


Teste: Para onde eu vou?
Trabalhar em um ambiente com características alinhadas às suas é o primeiro passo para ter sucesso na carreira. Descubra os traços da cultura empresarial que têm mais a ver com você





Nenhum comentário: