13/08/2011

Manual de sobrevivência na selva corporativa




 Revista Você S/A - Os 100 primeiros dias de empresa depois da seleção de trainee são os mais desafiadores. Veja algumas atitudes que podem tornar sua integração bem mais fácil

ABAIXO O ESTRELISMO
Ok, você concorreu com outras 1 700 pessoas e conquistou uma vaga. Não é por isso que deve chegar puxando o saco dos gestores e se achando melhor do que os colegas e demais funcionários. "Hoje, o que as organizações mais prezam em um profissional é o relacionamento interpessoal, a facilidade para trabalhar em grupo e a liderança sem arrogância", afirma Marcio Vinycius, da Cia de Talentos. Para o consultor, o jovem precisa demonstrar interesse e estar aberto ao aprendizado constante com humildade.

ENFRENTE O CIÚME
Há alguns anos, quando os programas de trainee ainda não eram bem estruturados, a presença de jovens talentosos zanzando por todos os setores da companhia era vista como ameaça. Atualmente, a dor de cotovelo é uma atitude cada vez mais rara, mas não impossível. Nesses casos, os especialistas recomendam agir com profissionalismo. "Trainees e funcionários convencionais têm chances de crescer por meio de meritocracia. A decisão sobre quem será promovido dependerá das necessidades estratégicas da empresa em cada momento", diz Rogério Renner, diretor industrial da Eternit, do grupo Sama.

SEJA ÚNICO E PROATIVO
Você foi escolhido por um motivo: por fazer a diferença. Portanto, não se acomode só porque foi contratado. "Durante a apresentação de projetos e relatórios, é importante mostrar sempre uma visão diferenciada. Isso indica que você agrega valor ao time", ensina Daniel Wakswaser Cordeiro, ex-trainee da Ambev.

VIAJAR É PRECISO
Ter disponibilidade para mudar de cidade ou de estado é pré requisito na ficha de inscrição de empresas com diversas bases. Porém, quando chega a hora de dizer adeus à família e aos amigos, dá um frio na barriga. "Mostre maturidade e comprometimento", diz Marcio Vinycius. O consultor enfatiza que todo aprendizado, inclusive entrar em contato com diferentes sotaques, culturas e climas, contribui para a formação de um futuro líder. Respire fundo e faça as malas sorrindo.

ENCARE AS PRESSÕES COM TRANQUILIDADE
As cobranças durante o treinamento são pesadas e constantes. Muitas vezes é esperado do trainee o insight para resolver problemas antes mesmo que eles despertem a atenção do chefe. "Lembre-se que você trabalha com metas, mas também tem o suporte dos gestores. Tenha calma e pense que a pressão é pelo bem de sua carreira", diz o engenheiro Danilo Mansano, da Sama.

Nenhum comentário: